segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PORCELANATO X CERÂMICA

O porcelanato é um tipo de cerâmica produzida com matérias-primas nobres. Possui baixa absorção de água, maior resistência mecânica e menor dilatação térmica. Além disso, suas bordas sempre são retificadas o que faz com a junta de rejuntamento seja menor (junta seca até 2mm) mantendo uma aparência final mais bonita e uniforme. Você também poderá adquirir cerâmicas que não são porcelanatos com bordas retificadas a preços mais em conta.


Existem belíssimas cerâmicas artesanais, rústicas, e existem empresas especializadas em realizar estes produtos, que muitas vezes são bastante caros. Embora inferiores em relação as suas características de conservação, a própria cera, aplicada periodicamente, aumenta o charme deste revestimento.

A verdade é que um produto não chegou para substituir ao outro, mas, sim, para se somarem às muitas possibilidades existentes na construção civil: ambos podem ser utilizados em revestimentos de paredes, prédios, pisos e até calçadas, sempre observando suas características técnicas quanto à resistência, abrasão, impermeabilidade, rejunte etc. 

Como dica para você que está em dúvida entre qual material utilizar em seu projeto fica a seguinte: evite revestimentos que fingem serem outros materiais, conceito muito comum no mercado. O problema de um porcelanato que imita madeira ou mármore é que a tendência é ele ficar rapidamente datado. Daqui a alguns anos, você não aguentará mais conviver com este piso e a preocupação com a durabilidade do material terá sido em vão. Procure um revestimento que tenha a ver com o resto do seu projeto, que não chame atenção demais. E se você prefere madeira ou mármore, compre madeira ou mármore!