sexta-feira, 27 de julho de 2012

Organize cada coisa em seu lugar


Em tempos marcados pela correria e pela constante busca de acertar o passo e conseguir fazer tudo, o estresse pode aparecer como uma companhia inseparável. Nossa casa passou do papel secundário de simples abrigo, para o de principal: de traduzir quem somos, quem fomos e o que seremos. Cuidar da casa significa cuidar de nós mesmos. Por isso a necessidade de se estabelecer uma semelhança. De nos identificarmos com o lugar.
A organização exerce papel importante na tarefa de colocar o físico e o emocional em ordem – e em sintonia. Começar pela parte física pode ser um excelente começo. Viver em um espaço que transmita tranquilidade e praticidade é fundamental para alcançarmos a tão desejada “paz moderna”.
Espaços reduzidos e funcionais podem parecer – só em um primeiro momento – difíceis de serem ordenados e arrumados, para que atendam todas as nossas necessidades. Entretanto, com criatividade e planejamento podemos multiplicar os espaços e acabar de vez com o caos. Afinal, encontrar sem demora o que precisamos e manter cada coisa no seu lugar apropriado, pode garantir preciosa economia de tempo e de dinheiro.
Atente-se: quanto menor o espaço, mais a bagunça aparece, por isso anote as valiosas dicas de Rosângela Campos, consultora de organização da Domus Organizzare, para deixar sua casa, impecável!
* Fracione sua casa em setores bem definidos, e habitue-se a respeitar a lógica de que cada coisa tem o seu lugar: setor despensa, setor rouparia, setor roupas e setor estar.
* Se o espaço é pequeno demais, a regra é muito simples: ordem máxima na sala de estar e bagunça somente no seu cantinho. Assim, organizados e bagunceiros podem conviver harmoniosamente na mesma casa.
* Roupas que precisam ser guardadas na troca de estação, podem ser enchimento de lindas almofadas decorativas para a sala de estar.
* Caixas decorativas podem, além de embelezar, acomodar documentos, fotos, recortes de jornais e revistas.
* As laterais de seu armário são espaços valiosíssimos para organizar echarpes, mantas e colares. Basta instalar um porta toalhas, ou dois, ou até três.
* Caixas transparentes empilháveis, são ótimas para organizar e multiplicar o espaço na hora de guardas bolsas e demais itens volumosos.
* No banheiro, um lindo cesto pode ser sua rouparia. Faça rolinhos impecáveis e acomode as toalhas de banho de forma muito charmosa.
* Se você não dispõe de um espaço considerável para guardar seus sapatos. A solução é um pufe com tampa ou baú. Coloque os sapatos em pé para visualizar amplamente todos.
* Utilize pufes sem fundo para guardar livros, apostilas e até documentos. Faça uma pilha no chão e coloque o pufe por cima, escondendo tudo.

Matéria publicada na edição nº1 da Revista Living – páginas 24 à 26